American Pit-Bull
Pit Bull — abreviação de American Pit Bull Terrier — é uma raça canina oriunda dos Estados Unidos. Originalmente criado para a rinha de cães, o Pit Bull atua hoje como cão atleta em competições, e como cão de caça ao Javali. O Pit Bull é um cão de porte médio do tipo Terrier, e descende do Bull-and-Terrier, cães que eram fruto do cruzamento direto entre o Antigo Bulldog inglês e o Antigo Terrier inglês. O Bull-and-terrier foi criado nas Ilhas britânicas para caça e para o combate, e geralmente é creditado como o único ancestral do Pit bull, porém alguns estudiosos especulam que ao chegar nos Estados Unidos(no século 19), alguns Bull-and-terriers foram cruzados com o antigo Alano espanhol, então dando origem ao Pit bull. O Pit Bull não é indicado para a função de guarda residencial/territorial, de modo que é um cão caracteristicamente bastante amistoso com pessoas estranhas, o que é uma qualidade desfavorável para a função.
Cabeça
Grande e larga, vista de frente, a cabeça tem o formato de uma cunha rústica e larga. Quando vistos de perfil, o crânio e o focinho são paralelos entre si, unidos por um stop bem definido e moderadamente fundo. Os arcos supraorbitais sobre os olhos são bem definidos, mas não pronunciados.
Faltas muito sérias: Cabeça excessivamente larga ou pesada.
Crânio
Largo, plano ou levemente arredondado, profundo e largo entre as orelhas. Visto de cima, o crânio vai afilando levemente em direção ao stop. Existe um sulco mediano profundo que vai diminuindo de profundidade do stop ao occipital. Os músculos das bochechas são proeminentes, sem presença de rugas. Quando o cão está se concentrando, formam-se rugas na sua testa, o que oferece ao American Pit Bull Terrier uma expressão singular.
Focinho
Largo, profundo, com um afilamento muito suave indo do stop para a trufa, e com uma ligeira separação debaixo dos olhos. O focinho é mais curto do que o comprimento do crânio, com uma proporção de aproximadamente 2 para 3. A linha superior do focinho é reta. A mandíbula é bem desenvolvida, larga e profunda.
Faltas: Focinho pontudo; comissuras labiais pendentes; mandíbula fraca.
Dentes
Tem a dentição completa, com dentes bem nivelados e brancos, encontrando-se numa mordedura em tesoura.
Falta: Mordedura em torquês.
Faltas graves: Mordedura com prognatismo ou enognatismo; torção de mandíbula; falta de dente (isso não se aplica a um dente perdido ou removido por um veterinário)
Trufa
Grande, com narinas largas e bem abertas, podendo ser de qualquer cor.
Olhos
De tamanho médio, redondos ou amendoados, inseridos bem afastados entre si, profundos no crânio. Todas as cores são igualmente aceitáveis, exceto o azul. Olhos azuis são falta séria. A terceira pálpebra não deve ser aparente.
Faltas graves: Olhos esbugalhados; olhos de cores diferentes; olhos azuis.
Orelhas
São inseridas altas e podem ou não ser operadas, sem preferência. Se forem deixadas ao natural, semi-eretas ou em rosa são preferíveis. Orelhas pontiagudas, achatadas (deitadas) no crânio ou largas não são desejáveis.
Pescoço
De comprimento moderado e musculoso. Apresenta uma ligeira curvatura ou arco na crista. O pescoço vai alargando gradualmente conforme vai descendo do crânio até o ponto em que se junta com os ombros bem angulados. A pele no pescoço é bem ajustada e sem pele solta formando barbela.
Faltas: Pescoço muito fino ou fraco; “pescoço de ovelha”; barbelas.
Faltas muito sérias: Um pescoço curto e grosso, que possa interferir em sua habilidade funcional.
Membros Anteriores
As pernas dianteiras são fortes e musculosas. Os cotovelos ajustam-se bem ao corpo. Vistas de frente, as pernas dianteiras colocam-se moderadamente afastadas e perpendiculares ao solo. Os metacarpos são curtos, poderosos, retos e flexíveis. Quando vistos de perfil, os metacarpos parecem quase na vertical.
Faltas: Ombros retos ou sobrecarregados; cotovelos virados para fora ou para dentro. Metacarpos cedidos; pernas dianteiras arqueadas. Metacarpos virados para fora. Pisada virada para dentro ou para fora. Faltas muito sérias: Pernas mais curtas que a metade da altura na cernelha.
Corpos
O peito é profundo, cheio e moderadamente largo, com bastante espaço para acomodar o coração e os pulmões, porém, o peito jamais deve ser mais largo do que profundo. O antepeito não se estende muito além da ponta do ombro. As costelas se estendem bem para trás e, partindo da espinha dorsal, apresentam um bom arqueamento, afilando, até formarem um corpo fundo, estendendo-se até os cotovelos. O dorso é forte e firme. A linha superior é levemente descendente da cernelha até a garupa, larga, musculosa e nivelada. O lombo é curto, musculoso, arqueando levemente em direção ao topo da garupa, porém, é mais estreito do que a caixa torácica e apresenta um moderado esgalgamento. A garupa é ligeiramente inclinada para baixo. Faltas muito sérias: Conformação corpórea excessivamente maciça, que atrapalhe na sua habilidade funcional.
Membros Anteriores
Os posteriores são fortes, musculosos e moderadamente largos. Nas laterais da cauda, a coxa é bem cheia e profunda a partir da pélvis até o escroto. A angulação dos ossos e a musculatura dos posteriores devem estar em harmonia com os anteriores. As coxas são bem desenvolvidas, com músculos espessos e bem definidos. Vistos de perfil, os jarretes são bem angulados e os membros posteriores devem apresentar boa angulação e devem ser perpendiculares ao solo. Vistos por trás, os jarretes são retos e paralelos entre si.
Faltas: Posteriores estreitos; posteriores pouco profundos da pelve à região inguinal; falta de musculatura; articulação do joelho reta ou excessivamente angulada; jarretes de vaca; jarretes em foice; pernas arqueadas.
Patas
Redondas, devem estar em proporção com o tamanho do cão, e devem ser bem arqueadas e ajustadas. As almofadas são duras, resistentes e bem acolchoadas. Os ergôs podem ser removidos.
Falta: Patas espalmadas.
Cauda
Está inserida numa extensão natural da linha superior e vai se afilando para a ponta. Quando o cão está relaxado, a cauda é portada baixa e chega quase à ponta do jarrete. Quando o cão se movimenta, a cauda fica portada em nível com a linha superior. Quando o cão está excitado, pode portar a cauda levantada em posição ereta , porém jamais portada curvada sobre o dorso .
Falta: Cauda longa (a ponta da cauda ultrapassando a ponta do jarrete).
Desqualificação: Cauda cortada.
Pelagem
Brilhante e lisa, deitada no corpo e moderadamente áspera ao toque.
Faltas: Pelagem crespa, ondulada ou rala.
Desqualificação: Pelo longo.
Cor
Qualquer cor ou distribuição de cores, bem como qualquer combinação de cores são aceitas
Altura/Peso
O American Pit Bull Terrier deve ser tanto poderoso quanto ágil, portanto, o seu peso e sua altura são menos importantes do que a correta proporção entre altura e peso. O peso desejável de um macho adulto em boas condições oscila entre 35 e 60 pounds (15,87 kg e 27,21 kg). O peso desejável para a fêmea madura, em boas condições, oscila entre 30 e 50 pounds (13,60 kg e 22,67 kg). Cães acima dos pesos mencionados não devem ser penalizados a não ser que sejam desproporcionalmente pesados ou pernaltas.
Faltas Muito Sérias: Cães excessivamente grandes ou pesados.
Desqualificações
• Criptorquidismo ou monorquidismo.
• Agressividade ou timidez excessiva.
• Surdez unilateral ou bilateral.
• Pelo longo.
• Cauda cortada ou ausência de cauda.
• Albinismo.
•.